A cultura Hi-Lo

Oi Garotas!

No início de Junho, conversamos sobre como saber usar um moletom nas composições é uma coisa de super Diva! Nosso querido moletom é um dos principais protagonistas do estilo Hi-lo, que virou hit de tempos pra cá, e que vamos falar um pouquinho mais a fundo no post de hoje!

Hi-Lo é o encurtamento da expressão “high and low”que significa “alto e baixo”. Usar  peças de marcas populares com grifes sofisticadas virou um comportamento bastante cool entre as fashionistas de plantão,  o que ficou conhecido como estilo Hi-lo de vestir-se.

Entretanto, analisando mais profundamente este tema, a grande adesão a esse estilo e sua permanência como símbolo de atitude, penso que ele traduz um conceito bem atual e contemporâneo de sustentabilidade, onde o a reflexão sobre a importância  do investimento em roupas ganha cada vez mais espaço na vida das pessoas.

Ninguém tem mais tempo para só pensar em grife. Ninguém mais troca de guarda roupa a cada coleção. Modismos são efêmeros e ninguém quer pagar muito dinheiro por uma paixão passageira. Cada vez mais, as pessoas querem trabalhar para ser e não para parecer, e isso tudo está incorporado à definição de Hi-lo. E é por isso é que prefiro chamar de conceito ou cultura e não de estilo, pois ele pode ser aplicado para qualquer estilo pessoal (como a romântica, sexy, contemporânea, moderna…).

De acordo com a essência Hi-lo, vestir moda para  estar elegante e adequada revela mais o  bom senso e a inteligência do que a capacidade financeira de adquirir roupas da moda. Saber dosar peças de qualidade com peças passageiras e descartáveis e montar um visual agradável, autêntico e moderno é sinal de conteúdo intelectual, o que torna uma mulher muito mais bela, sem dúvidas.

Aliás, uma tendência super hi-lo que vem ganhando o coração e o hábito das antenadas e culturalmente diferenciadas é o brechó. Adquirir  belas peças vintage e de segunda mão em brechós, que já serviram a outra pessoa é um luxo! É uma escolha que mostra que a mulher se garante, tem auto-estima e passa longe de ser uma fashionista deslumbrada. É beleza pura na pele e chiqueza demais!

Este conceito se estendeu além das grifes e virou uma cultura bem moderninha, onde a chave de tudo é o contraponto. E, ultrapassando apenas o contraste entre elementos sofisticados e populares no mesmo look, o hi-lo se aplica super bem para os diferentes tecidos, peças com funcionalidades antagônicas e texturas bem distintas.


Pérolas usadas sobre camisetas e moletons fica lindo demais (aliás, acho que pérolas são lindas de qualquer forma…) Melhor ainda se forem pérolas verdadeiras ou semijóia de excelente qualidade! 


Muito Hi-lo também é misturar calçados esportivos com peças em alfaiataria. Os tradicionais tênis AllStar fazem muito bem este papel! Vale para calças em couro!

Jeans destroyer ficam perfeitos com scapins, e denotam modernidade e feminilidade. Hi-lo chique!

Peças com brilho e com textura como o paetê, que tradicionalmente são usados em festas e a noite, podem compor lindos looks com jeans e camisetas e ainda circulares sob a luz do dia. Calças e saias longas brilhosas casam lindamente com t-shirts e regatas em algodão, mas ficam melhor para baladas.

E fica bem Hi-lo também usar bolsa de palha para suavizar um look mais formal e sério, como fez a princesa Kate. Pode ser uma clutch ou uma cross body, aquela bolsa pequena e de alça longa! Olha só!

E Então? Deu para inspirar?

Que tal montar seu próprio contraponto Hi-lo?

Beijos e boa semana!


Deixe um comentário